quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Educação Patrimonial e Artística (EPA) - Resultado do Colégio Estadual Abelardo Moreira



Confira o resultado:

1º lugar: Álbum: Aspectos da Arquitetura Colonial na Cidade de Mairi-BA, criado pelos alunos do 2º B.
2º lugar: Álbum: Relembrando a cultura através da arte, criado pelos alunos da 7ª série.
3º Lugar: Álbum: Arte e  cultura, criado pelos alunos da 8ª série.


Dando prosseguimento às experiências em políticas culturais com a juventude estudantil, na rede estadual de educação, neste ano de 2012 em especial, a grande novidade é a realização do projeto de Educação Patrimonial e Artística (EPA) para avivar o debate e incrementar as práticas culturais no campo da história, da arte, da juventude e do patrimônio, com vistas à preservação da memória cultural e à democratização dos saberes e dos espaços históricos, assim como à apropriação da história e da cultura. 
Trata-se de ações essenciais para o exercício do direito à cultura, para a defesa dos valores históricos e artísticos, com vistas à formação de uma nova mentalidade cultural e ao estímulo das práticas culturais de preservação do patrimônio baiano.
Com a realização do EPA pretende-se: entender que a educação não pode estar dissociada da história, da memória, da cultura e do seu patrimônio, que está intrinsecamente associado à experiência da vida cultural e educativa; entender a dimensão patrimonial como prática cultural que consiste em uma prática artística e educativa; identificar o patrimônio como uma das possibilidades de interpretação de nossa história cultural; compreender a importância das diferentes linguagens artísticas para o entendimento das experiências cotidianas e, portanto, das práticas culturais e patrimoniais; aprimorar a estética do olhar (artes visuais, fotografia e arte em movimento), para o exercício das formas de percepção da vida cultural que nos rodeia e dos distintos tipos de patrimônios culturais; entender as distintas linguagens artísticas (visual, fílmica, literária, musical, entre outras) como parte do nosso patrimônio; vivenciar a experiência do belo e do lúdico na sociedade e nas escolas estaduais; reinterpretar a história, a cultura, a arte e o patrimônio da Bahia; garantir a apropriação da história e do patrimônio cultural. 
Para a sua realização, serão desenvolvidas as seguintes estratégias: 1) sensibilização dos professores, diretores e estudantes das escolas; 2) aventuras patrimoniais e a construção de um álbum com os diagnósticos e os olhares fotográficos dos estudantes, para a criação dos  núcleos museológicos nas escolas e exposições das Aventuras Patrimoniais nas Direc; 3) Fórum do Patrimônio Baiano, realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

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