sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Matrícula para estudantes da rede começa em fevereiro


A matrícula na rede estadual de ensino da Bahia vai ser realizada em fevereiro. O anúncio foi feito pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto, nesta quarta-feira (19/12), em encontro com diretores e coordenadores das Diretorias Regionais de Educação (Direc) da Bahia, no edifício-sede da Secretaria, no Centro Administrativo. Os estudantes e suas famílias devem se programar para efetivar a matrícula entre 19 e 28 de fevereiro. Para quem deseja ingressar na Educação Profissional, as inscrições para o sorteio eletrônico vão ser realizadas entre 9 e 23 de janeiro e a confirmação acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro.
Foto: Secom
A matrícula poderá ser feita presencialmente em qualquer escola do Estado, independentemente daquela que o estudante deseja estudar, e também pela Internet. Além dos alunos da rede estadual, a matrícula pela Internet estará disponível para os estudantes oriundos da rede municipal de Salvador e, este ano, pela primeira vez, também para os estudantes da rede municipal de Feira de Santana. Tanto pela Internet como presencial, o horário de atendimento será das 8h às 20h, sem intervalos.
Para os estudantes da rede estadual que vão continuar na mesma escola, a matrícula está garantida, automaticamente, pela Secretaria da Educação do Estado. Cerca de 700 mil estudantes são beneficiados com essa medida, facilitando, assim, a matrícula para os novos alunos. Vale destacar que o processo de matrícula é operado pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE) - ferramenta gerencial que permite a agilidade na matrícula tanto nas escolas, como pela Internet.
Encontro – Além da matrícula, o evento, realizado periodicamente com os dirigentes, também teve como foco uma avaliação das atividades desenvolvidas em 2012 nas escolas e o planejamento para o ano letivo de 2013. “Este encontro é muito importante porque podemos discutir sobre o que fizemos ao longo deste ano letivo e, também, debater o que pode ser melhorado. O nosso foco é a escola. Este é o nosso norte. Precisamos garantir um ensino de qualidade para os nossos estudantes e, para isso, implantamos projetos estruturantes, como o Pacto com Municípios, Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) e Ensino Médio em Ação”, disse o secretário Osvaldo Barreto.
 
Fotos: Marvin Kennedy
A iniciativa foi elogiada pelos participantes. “Um evento como este é muito produtivo para nós que estamos na ponta, nas Diretorias Regionais e nas escolas. Precisamos discutir as boas ações, os bons projetos e trabalhar com planejamento”, disse Nívea Maria Oliveira, diretora da Diretoria Regional de Feira de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário