Sejam Bem-Vindos!

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
(Rubem Alves)

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Calendário de Matrícula 2013



Alunos da Rede Pública

19 e 20 de fevereiro – Transferência para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola.

21 e 22 de fevereiro – Matrícula para estudantes das redes municipais concluintes da 4ª série/5º ano ou 8ª série/9º ano, quando a escola não oferece a série/ano seguinte.

Alunos Novos

25 e 26 de fevereiro – Matrícula para o Ensino Fundamental.

27 e 28 de fevereiro  – Matrícula para o Ensino Médio.

Educação Profissional
9 a 23 de janeiro – Inscrição (sorteio eletrônico) para estudantes que concluíram o Ensino Médio na rede pública de educação - estadual/ federal ou municipal.

5 de fevereiro – Realização do sorteio eletrônico.

26 e 27 de fevereiro – Confirmação do sorteio eletrônico, obedecendo à ordem de classificação. 

Os alunos da casa devem renovar suas matrículas até o dia 28 de Dezembro de 2012.

Matrícula para estudantes da rede começa em fevereiro


A matrícula na rede estadual de ensino da Bahia vai ser realizada em fevereiro. O anúncio foi feito pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto, nesta quarta-feira (19/12), em encontro com diretores e coordenadores das Diretorias Regionais de Educação (Direc) da Bahia, no edifício-sede da Secretaria, no Centro Administrativo. Os estudantes e suas famílias devem se programar para efetivar a matrícula entre 19 e 28 de fevereiro. Para quem deseja ingressar na Educação Profissional, as inscrições para o sorteio eletrônico vão ser realizadas entre 9 e 23 de janeiro e a confirmação acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro.
Foto: Secom
A matrícula poderá ser feita presencialmente em qualquer escola do Estado, independentemente daquela que o estudante deseja estudar, e também pela Internet. Além dos alunos da rede estadual, a matrícula pela Internet estará disponível para os estudantes oriundos da rede municipal de Salvador e, este ano, pela primeira vez, também para os estudantes da rede municipal de Feira de Santana. Tanto pela Internet como presencial, o horário de atendimento será das 8h às 20h, sem intervalos.
Para os estudantes da rede estadual que vão continuar na mesma escola, a matrícula está garantida, automaticamente, pela Secretaria da Educação do Estado. Cerca de 700 mil estudantes são beneficiados com essa medida, facilitando, assim, a matrícula para os novos alunos. Vale destacar que o processo de matrícula é operado pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE) - ferramenta gerencial que permite a agilidade na matrícula tanto nas escolas, como pela Internet.
Encontro – Além da matrícula, o evento, realizado periodicamente com os dirigentes, também teve como foco uma avaliação das atividades desenvolvidas em 2012 nas escolas e o planejamento para o ano letivo de 2013. “Este encontro é muito importante porque podemos discutir sobre o que fizemos ao longo deste ano letivo e, também, debater o que pode ser melhorado. O nosso foco é a escola. Este é o nosso norte. Precisamos garantir um ensino de qualidade para os nossos estudantes e, para isso, implantamos projetos estruturantes, como o Pacto com Municípios, Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) e Ensino Médio em Ação”, disse o secretário Osvaldo Barreto.
 
Fotos: Marvin Kennedy
A iniciativa foi elogiada pelos participantes. “Um evento como este é muito produtivo para nós que estamos na ponta, nas Diretorias Regionais e nas escolas. Precisamos discutir as boas ações, os bons projetos e trabalhar com planejamento”, disse Nívea Maria Oliveira, diretora da Diretoria Regional de Feira de Santana.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


 Mais um
ano se passou e os
 bons momentos da vida,
 feitos de tudo o que é forte,
simples e belo, como um olhar,
 um sorriso, um gesto de amizade foram
 apreciados e cultivados. Muitos desafios foram
vencidos e outros objetivos foram lançados.
   Agradecemos a Deus pelos
“presentes” recebidos nesse ano
letivo, pois cada aluno, em particular, marcou nossa escola
 de maneira única e especial. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado. De nossa parte, podemos afirmar que procuramos realizar o melhor para os nossos alunos e que não mediremos esforços para que, em 2012, aperfeiçoemos ainda mais os nossos serviços.
Reconhecemos a confiança depositada
em nosso trabalho, o que nos motiva no compromisso
de satisfazer as expectativas projetadas em nossa instituição. Agradecemos também, as famílias que já efetuaram a rematrícula de seu filho para o próximo ano. Queremos nos dedicar ao máximo para confirmar a escolha que fizeram pela nossa escola, contando com a mesma parceria que firmamos durante este ano. Que entre a magia do Natal e a realidade da
vida possamos encontrar espaço para a alegria,  
para o encontro com as pessoas, para sonhar, acreditar em um
 mundo melhor e agir por um mundo mais humano. Que o Natal possa ser o renascer da esperança e que esta se realize no decorrer do Novo Ano.   Que possamos
sentir mais forte ainda o significado
da palavra amor, refazer planos, reconsiderar
os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada
 vez mais feliz. Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes e no que depender de nós, isso será realidade! Nós da equipe do Colégio Estadual Abelardo Moreira agradecemos a presença de todos e esperamos contar com essa mesma
 parceira em 2013! Desejamos à todos
um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Sancionada lei que assegura promoção dos professores


Principal
O governador Jaques Wagner sancionou, nesta segunda-feira (3), a Lei de nº 12.603, de 3 de dezembro de 2012, que estabelece progressão na carreira para os professores da rede estadual de ensino, por intermédio do Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas instituído pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (portaria nº 9.483, de 20 de novembro de 2012) e destinado também a coordenadores pedagógicos.
O curso possibilita progressão com ganho médio de 14%, sendo a primeira promoção retroativa a novembro deste ano e a segunda a partir de março de 2013. Para ter direito às promoções será preciso frequência mínima nas duas etapas do curso, que será realizado pela Universidade de Brasília (UnB), na modalidade a Distância (EAD), com duração de 120 horas.
Promoção retroativa - De acordo com a lei, a primeira promoção será retroativa a novembro deste ano. Para ter direito a essa promoção, o participante deverá concluir a primeira etapa do curso (60 horas), cumprindo o mínimo de 75% da carga horária. O mesmo acontecerá com a segunda promoção - ela ocorrerá após a finalização total do curso, também exigindo o mínimo de 75% de cumprimento da carga horária, e seus efeitos financeiros estão assegurados a partir de março de 2013.
Estágio probatório - Para os professores que deverão concluir o estágio probatório em 2014 e 2015 (mais de 2.300), a Secretaria da Educação vai instituir nova edição do curso nesses anos para garantir a promoção a esse grupo de profissionais. O projeto regula, exclusivamente, as promoções concedidas nos anos de 2012 e 2013, ficando suspensa, neste período, a avaliação de desempenho.
Inscrições para curso atualização - Os professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino têm até esta quinta-feira (6) para efetivar a inscrição no Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas, que dá direito a promoção na carreira. Até o momento, mais de 86,5% dos 26.494 docentes em efetivo exercício na rede pública estadual já se inscreveram vaga. As inscrições estão disponíveis no Portal da Universidade de Brasília (UnB), entidade responsável pela realização do curso.
“Já alcançamos um número positivo de inscrições. A iniciativa é muito importante, pois permite um diálogo simultâneo com todos os professores, focado nos programas que a Secretaria da Educação vem desenvolvendo, além de contribuir para a atualização da prática pedagógica em sala de aula dos educadores”, destaca Irene Cazorla, diretora do Instituo Anísio Teixeira (IAT), unidade de formação da Secretaria da Educação.

domingo, 2 de dezembro de 2012


5ª Mostra do AVE – Artes Visuais Estudantis

A 5ª Mostra de Artes Visuais Estudantis é composta de 99 obras de arte produzidas por estudantes nos contextos escolares da rede estadual. O AVE compreende o movimento de produção da obra de arte como um processo de ampliação do conhecimento, aprimoramento do olhar para a dimensão estética e de espaços de interação com outras culturas. Pinturas, grafites, montagens, colagens, esculturas e gravuras são técnicas utilizadas pelos estudantes do ensino fundamental, médio e equivalentes, para revelar suas percepções sobre si e sobre o mundo. Segundo avaliação dos ministérios da Educação e da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-americanos e Caribenho, o AVE é uma das cinco experiências de arte mais importantes do País.

Uma das obras finalistas foi Dueto centenário de Gervásio da Cunha Lopes Dias (18 anos), aluno do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Abelardo Moreira, Mairi/BA – Direc 17 – Piritiba/BA.

A 5ª Mostra do AVE aconteceu na última quinta, 29/11, no Palácio Rio Branco que fica no Centro Histórico de Salvador. A exposição estará aberta ao público até o dia 13/12.

Nos anos de 2010, 2011 e 2012 o Colégio Estadual Abelardo Moreira conseguiu que as obras dos seus estudantes estivessem entre as 99 melhores da Bahia, numa concorrência com quase 1500 escolas da rede estadual.






Alunos do Colégio Estadual Abelardo Moreira – Mairi/BA participam do 1° ENCONTRO ESTUDANTIL DE CIÊNCIA, ARTE e CULTURA em Salvador

Os alunos construíram álbuns com as aventuras patrimoniais, a partir do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), aliam imagens e textos que desvendam o patrimônio histórico e artístico e as manifestações culturais dos municípios baianos. O EPA aviva o debate e incrementa as práticas culturais nos campos da história, da arte, da memória, do patrimônio e da juventude, com vistas à identificação e do reconhecimento do patrimônio baiano, à preservação da memória cultural, à apropriação da história e da cultura e à democratização dos espaços e dos saberes históricos.

As Primeiras Aventuras Patrimoniais do EPA foram exibidas na Praça das Artes, no Pelourinho, em SSA, na última quarta-feira, 28/11.

Álbum:

Aspectos da arquitetura colonial na cidade de Mairi: residência da família Oliveira e curiosidades do interior das casas – Equipe Charme Retrô – Reinaldo Rios Alves Júnior (16 anos), Maikon Assis da Cruz (19 anos), Natally Rocha Oliveira (15 anos), Polyana Rocha Oliveira (15 anos), Larissa Leandro Silva Araújo (16 anos), Vítor da Silva Rios (17 anos), Edson da Silva Rios (16 anos) – Colégio Estadual Abelardo Moreira (2º ano do ensino médio) – Direc 17 – Piritiba/BA.